LIVROS FUNDAMENTAIS:
(Lembrem-se, livros, principalmente de concurseiros e universitários, não é para ficar bonitinho, deve ser rabiscado, marcado com lumicolor, sinalizado. É necessário ter acesso rápido a observações importantes, por isso ele é “surrado”, nada de preservá-lo como se fosse uma obra de arte, se você não o riscou, é por que não estudou)
GRAMÁTICA - Uma boa Gramática voltada para concursos, simplesmente não se passa em concurso público se você não dominar bem nossa gramática, é matéria que deve estar presente todos os dias em nossa grade de estudos (em outros tópicos tratarei das matérias em específico dando dicas).
Eu usei do Nilson Teixeira “Gramática para Concursos”, porém, temos outros muito bons (até melhores), e que também me serviram muito: Renato Aquino, Bechara, etc.
Não comprei livros destes últimos, mas obtive boas apostilas que complementaram meus estudos.
DIREITO CONSTITUCIONAL - Fundamental quando estudamos a nossa Constituição, muitos artigos ficam “obscurecidos”, com o apoio da Doutrina você esclarece muitas coisas. Aqui eu indico o livro do MA e VP (Marcelo Alexandrino e Vicente Paulo), voltado para concursos e me ajudaram muito.
DIREITO ADMINISTRATIVO - Direito Administrativo encontra-se disperso em várias Leis Federais como Licitação (a maldita 8666), Improbidade Administrativa, Regimento dos Funcionários Federais (8112), e muitas outras. Aqui, não tem jeito, tem de se adquirir um livro e novamente indico do MA e VP, me saí muito bem com eles (inclusive o Juiz com quem trabalho elogiou-os quando citei).
Estas três matérias formam o que podemos chamar de “Pilar” necessário para Concursos Públicos, seja para nível Médio ou Superior, no caso de nível Superior, é sempre bom ter mais autores envolvidos.
Isto quem diz não sou eu, os “mestres” em concursos crêem que essas matérias são o pilar, eu concordo, porém, claro, depende do que cada um pretende, pois, se você quiser estudar para Magistratura, AFRF, ICMS, ISS e por aí a fora, claro que a necessidade de materiais didáticos serão muito maiores, mas que sem este pilar não iremos a lugar algum, isso é verdade.
Fugindo um pouco do pilar dos grandes mestres, eu incluo nesta lista um livro de Informática para Concursos. Essa matéria está se tornando tão prioritária quanto as demais, basta ver a quantidade de perguntas que vêm aumentando a cada concurso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário